domingo, 28 de junho de 2009

Irrita

A juventude de hoje em dia irrita. Passeiam-se assim, miudos e miudas, com os seus 13,14,15 anos, com ares de quem tem 30 mas cabeça de quem tem 6. Vestem-se de igual, ouvem o mesmo, fazem o mesmo. Vestem sobretudo o que se diz ser moda (não sei onde vêm tais regras e costumes), ou então o que o pessoas dos Morangos com Açucar veste. Das mesmas marcas de preferencia. Ouvem o mesmo, ouvem o som facil de discoteca, ou a musica temporaria mais recente da radio cidade. Existem também aqueles que ouvem as musicas conforme o que os lembra. Talvez o parceiro com quem curtiram uma semana atras, provavelmente pouco sobrios. Fazem o mesmo. Dizem as mesmas coisas, pensam nas mesmas coisas, sentem o mesmo.

Eu sei que é normal da idade. O problema está onde eles apanham estas influencias. No porquê de eles pensarem estas coisas. E tudo vai dar ao 'lixo' dado aos garotos pelos media.

A MTV começou com os programas estupidos envolvendo jovens a 'namorarem' com outros pelo quarto (e o seu estado) que possuiam. Depois, dezenas de outros programas do mesmo estilo ou piores apareceram. Mas claro, para mim, a culpa é da TVI e da serie que produziu. Os Morangos com Açucar.

A serie trata de problemas de adolescentes, muito bem, nada de mal nisso. Ensina a usar camisinha, a não fumar drogas, não beber, etc... Bravo. Mas estes assuntos são para adolescentes, talvez com 16 e 17. Não para crianças com 12 e 13. Eu com 12 anos não pensava em sexo nem bebidas nem drogas.

E agora perguntam, mas que é que isso tem a haver com alguma coisa?

Bem, uma criança de 12 anos a ver 'novelas' para 16, vai apanhar coisas que não são da sua idade. Começa a pensar em coisas que não da sua idade, e vocês já sabem o resto.

A vontade de experimentar é usual em todas essas idades. Mas se calhar com 12 anos têm-se menos noção do que se está realmente a fazer, não?

Isto aliado a pais que não fazem o seu trabalho, temos uma juventude rasca onde são poucos os que se aproveitam.

E como a tal Moranguice tá cada vez mais podre, e vai-se alastrando a outros canais, isto só pode pior.

E irrita.

Porquê?

Ultimamente tenho andado a pensar. Coisa que costumo fazer muito, desenvolver aqueles pensamentos de autocarro ou comboio sobre a razão da existencia, o futuro da humanidade, o porquê do bebé a chorar atras de mim. Infelizmente esses pensamentos perdem-se na rotina(ou não) de todos os dias, e perdem-se pensamentos que gostaria de manter.

E aqui está algo extremamente cliche. Justamente tal como todas as coisas à nossa volta hoje em dia. Porquê é que já não há originalidade?

Somos todos iguais, sentimos as mesmas coisas, fazemos as mesmas coisas, vamos aos mesmos sitios, e etc etc etc até ao dia em que batemos as botas. Será que não há uma maneira ou algo que rasgue com tanta monotonia? Cansa viver no mundo em que por mais que tentemos, não conseguimos ter um pingo de originalidade. Até nisso se perdeu tal qualidade.

Eu não sei. Talvez não a melhor maneira de começar, mas tal como é a minha tradição, sai a primeira coisa que me vem à cabeça.

Vamos lá a ver se agora consigo transferir algo da cabeça para o pap...não, para o ecrã...